Como organizar o seu negócio para 2022? Redacao 6 de dezembro de 2021 Notícias Consultora dá dicas de como organizar os processos da sua empresa e se planejar para aumentar os resultados do seu negócio no próximo ano! Com a retomada das atividades econômicas após o isolamento social devido à pandemia, muitas empresas estão sentindo a necessidade de se organizarem novamente para tentar recuperar o prejuízo e voltar a gerar resultados positivos. Grande parte dos negócios precisaram se adaptar aos modelos híbridos ou remotos de trabalho e com isso, muitos processos e protocolos de trabalho foram perdidos ou precisaram ser redesenhados. Mas, afinal de contas, é possível se reorganizar? Para a consultora Valéria Trindade, especialista em gestão de processos, é possível não só recuperar os prejuízos, mas também aumentar os resultados por meio da organização e gestão dos processos. “Com a clareza de ‘onde estamos hoje’ e para ‘onde estamos indo’ é possível alcançar os resultados desejados seguindo o caminho certo. A organização afeta diretamente os resultados da empresa”. A especialista alerta que quando se organiza a empresa, é preciso definir as responsabilidades de cada colaborador, independente do nível hierárquico. “Todos são responsáveis pelos resultados alcançados, cada um tem um papel dentro da engrenagem organizacional. Isto inclui perdas e oportunidades. Todos tem que estar envolvidos nos objetivos a serem alcançados e o reconhecidos pelos esforços empregados. Os setores e áreas da empresa contribuem com tarefas específicas, mas devem trabalhar juntas de maneira integrada e voltada para resultados em comum”, revela. Por isso, para facilitar o processo, a ajuda de um profissional é indispensável. “Um bom consultor especialista em organização e gestão de processos é essencial para fazer um diagnóstico inicial da maturidade dos processos, qual o nível de organização da empresa, análise das rotinas, identificar desconexões, qual o impacto destas nos resultados dos negócios, identificar os pontos positivos, analisar qual a visão dos colaboradores e gestores quanto aos processos e resultados alcançados. Enfim, ajudar no planejamento estratégico e desenvolvimento dos trabalhos a fim de propor alternativas e soluções à direção da empresa”, garante Valéria. Planos para 2022 E com o final de ano chegando, é hora também de definir as metas para 2022. De acordo com Valéria Trindade, primeiro se deve entender o momento atual da empresa. “Quais são os pontos positivos (o que estamos fazendo certo e bem) e também os pontos de melhoria (analisar minuciosamente), principalmente quais têm maior impacto no negócio. E em seguida abrir um diálogo com gestores e colaboradores para saber a visão e opinião deles para solução destes gargalos”. A gestora acrescenta que após este brainstorm com a equipe, é preciso desenhar juntos o plano de ação considerando o que é o problema, qual a causa, quem será o responsável, onde acontecerá a ação, em quanto tempo e qual é o resultado esperado. “Decorrido o tempo de ação os gestores devem analisar juntamente com equipe quais foram os resultados e as próximas ações a serem tomadas, planejando passo a passo e corrigindo a rota para alcançar os resultados”, conclui. Fonte: Valéria Trindade, consultora empresarial e especialista em gestão de processos (@valeriatrindadeconsultoria). Relacionado atualizado em 06/12/2021 - 12:55 comentários