Jana Rabelo – Foto Estevão Andrade (2). 

Profissional também ressalta os desafios enfrentados

 

O último ano tem sido desafiador para a educação. Aulas e cursos em todo o país foram adaptados para o digital e professores e alunos tiveram que aprender a viver uma nova realidade. Mesmo neste cenário, a professora Jana Rabelo, responsável pelo projeto “Salinha”, de alta performance em redação com mais de 50 mil inscritos no YouTube, alcançou um crescimento de 110% no negócio.

Mas, o aumento no faturamento não foi à toa. Antes dessa conquista houve um alto investimento em tecnologia para que os cursos fossem realizados com qualidade, prezando pela infraestrutura oferecida, conteúdo diferenciado e acessível ao público. Para a gravação das aulas em formato online, foram adquiridos equipamentos específicos, novas câmeras, iluminação apropriada, link dedicado para transmissão e serviço de entrega de apostilas físicas para os exercícios.

Como empreendedora, Jana Rabelo avalia que o segredo foi não recuar e, sim, investir. Ao criar uma alternativa na qual os alunos pudessem ter resultados, mesmo com as dificuldades atuais, a receita do negócio cresceu em vez de cair. “O digital permitiu que o alcance dos cursos fosse maior. Em vez de alunos apenas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, hoje tenho estudantes de todo o país. Mas, acredito que o diferencial foi encontrar a maneira certa de aproximar o público e promover interação mesmo sem o contato presencial”, explica.

Como professora, ela ressalta que foram muitos aprendizados, que acredita que todo o setor vivenciou como um grande desafio. Não era mais entrar em sala de aula e compartilhar conhecimento envolvendo os alunos e sim ter uma aula que depende da tecnologia, em meio a uma pandemia.

“Infelizmente, as faculdades de educação não nos preparam para o ensino a distância. Assim como eu, professores do país inteiro tiveram que aprender como preparar uma aula virtual, lidar com câmera, áudio e iluminação para transmissões. Ninguém nos ensinou quais são as técnicas de ensino remoto, como manter os alunos motivados, como fazer com que os estudantes interajam, liguem suas câmeras e troquem ideias. Também tivemos que lidar com inseguranças e assumimos um papel de mediadores com pais, estudantes e gestores escolares sobre o caminho a ser seguido diante de uma crise sanitária e educacional”, reforça a professora.

Sobre Jana Rabelo

Passou em 1º lugar na UFMG para o curso de Letras. Em 2007, formou-se no curso que escolheu por vocação. Jana já trabalhava no Colégio Bernoulli e seguiu por lá, coordenando os monitores de redação. Durante o mestrado teve um trabalho aceito no Manchester Phonology Meeting – um dos maiores eventos de fonologia do mundo – e foi para Manchester, Inglaterra apresentar os primeiros resultados de seu mestrado na conferência.

Em 2010, fez um concurso para professor substituto na UFMG e passou, onde lecionou por seis meses, dando aula no primeiro período de Letras. Em 2011, voltou para o Bernoulli como professora e segue lá até hoje. Desde 2014 atua também como professora de redação em cursos livres pré-vestibulares e Enem com foco numa metodologia mais particular e em resultados de alta performance.

 

Experiência em escolas e cursos Pré-vestibulares

Colégio e pré-vestibular Bernoulli – Professora – Desde 2011

Polo Vestibulares – Professora e coordenadora da área de linguagens – 2010 a 2014

PUC Minas – Professora na Especialização em Língua Portuguesa: leitura, escrita e gramática – 2012

UNIPAC Itabirito – Professora na Especialização em Letramento e Alfabetização – 2012

Universidade Federal de Minas Gerais – Professora de Introdução aos Estudos Linguísticos – 2010

Colégio Magnum – Professora – 2013 a 2015

Colégio Marista – Professora – 2012 a 2013

Coleguium – Professora – 2009 a 2012

Unimaster – Estagiária e monitora – 2008 a 2010

Colégio e pré-vestibular Bernoulli – estagiária, monitora – 2007

 

Mais informações:

//www.janarabelo.com.br/

Instagram.com/instajanarabelo/

Youtube.com/janarabelo


atualizado em 23/06/2021 - 13:17

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