Ter uma boa relação consigo mesmo traz benefícios para o corpo e a saúde mental; entenda os benefícios de cuidar do próprio corpo para preservar a mente

A autoestima e os transtornos mentais possuem ligação direta. Pessoas com depressão, ansiedade, entre outros, tendem a ter menos cuidados consigo mesmo. Em muitos casos, a autoestima baixa é um dos primeiros sintomas de doenças mentais. Portanto, criar uma relação de carinho com o próprio corpo é essencial para a saúde.

Caracterizada pela opinião da pessoa sobre si mesma, a autoestima pode ser afetada por diversos motivos. Camila Katsuragi, fisioterapeuta há 17 anos, pela Univap e especialista em fisioterapia dermatofuncional pela Universidade Gama Filho, explica que a autoestima de alguém pode ser abalada por muitas causas, sejam elas as doenças mentais como a depressão e ansiedade ou por causa de críticas negativas externas que a pessoa recebe e pode causar nela uma distorção de si.

Ela esclarece que cuidar da saúde não é apenas cuidar do corpo, é necessário preocupar-se com a mente. “O acompanhamento psicológico é fundamental na vida de alguém. Se conhecer e aprender a gostar de si mesmo é essencial para o desenvolvimento de uma boa qualidade de vida”, afirma.

Benefícios de cuidar do corpo

Mente e corpo estão conectados um ao outro, por isso, é muito importante cuidar do corpo quando se quer ter uma cabeça saudável. Camila Katsuragi alerta que ao cuidar da mente, os cuidados com o corpo físico não podem ser deixados de lado, já que para uma boa saúde mental o corpo também precisa estar bem. “Por isso, manter uma dieta saudável, praticar exercícios e fazer exames regularmente é de suma importância para a pessoa”, garante.

Conheça alguns benefícios que uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos fornecem:

– Prevenção de doenças

– Equilíbrio hormonal

– Aumento da energia

– Melhora no humor

– Liberação de endorfina

– Redução do estresse

– Aumento da autoestima e da sensação de bem-estar

Fonte: Camila Katsuragi, Fisioterapeuta há 17 anos, pela Univap, em SP. Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade Gama Filho. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício. Pós-graduanda no Instituto Lair Ribeiro, em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase.


comentários