Especialista explica como este conceito pode influenciar os resultados de uma empresa.

Já parou para pensar como algumas empresas conseguem se destacar oferecendo produtos parecidos com outras marcas? Como explicar a preferência do público nesse momento? Alguns podem achar que tem a ver com investimento mais alto, outros com a competência da equipe e, muitas vezes, consideram apenas um golpe de sorte. Na realidade, a resposta para esse questionamento pode ser mais simples do que parece. Para obter sucesso, muitas empresas de sucesso aplicam hoje a metodologia conhecida como Círculo Dourado.

A coach, consultora de vendas e empresária, Eliane Santos, explica que este conceito ganhou sucesso e começou a inspirar empresários em 2009, através da metodologia criada pelo escritor e consultor inglês, Simon Sinek, em seu livro publicado no mesmo ano, o Start With Why. “Apesar de ter ganhado notoriedade a cerca de uma década, este método já era aplicado informalmente por grandes líderes há muito tempo. Sinek deu um nome para isso depois de estudar e entender o que e como vários empresários de sucesso conseguiam alcançar seus objetivos e, até mesmo, superá-los”, complementou.

O Círculo Dourado

Foi dessa forma que surgiu o que se conhece hoje como “Círculo de Ouro” ou “Círculo Dourado”, que nada mais é do que um conjunto de perguntas que o líder precisa responder. “O Círculo Dourado leva esse nome porque ele é pensado como um gráfico em formato de alvo. Basicamente, dentro são colocadas perguntas que precisam ser respondidas pela empresa”, acrescentou.

circulo-dourado.jpg
Os três questionamentos básicos são: “O quê?”, “Como?” e “Por quê”. Eliane esclarece que pode parecer fácil, mas nem sempre as empresas entendem a importância de conseguirem responder essas perguntas. “Muitas sabem o que fazem, como fazem, mas não sabem o porquê. Em contrapartida, podem saber o motivo, mas não entendem como e por aí vai. Através de estudos, consultoria e demais ações de planejamento, é possível responder tais questionamentos com excelência”, indicou a especialista.

Basicamente, a eficácia deste conceito revela-se além do objetivo de vender coisas. “Para conseguir resultados, um líder e sua equipe precisam acreditar, inovar e entender o produto que oferecem. É por isso, que quem consegue identificar verdadeiramente essas questões expostas pelo Círculo Dourado, podem, em muitos casos, extrapolar suas expectativas”, concluiu.

Fonte: Eliane Santos, coach, consultora de vendas e empresária (@elianesantosconsultoria).


comentários