Círculo Dourado: qual a importância dele para o seu negócio? Felipe de Jesus 29 de julho de 2019 Notícias Especialista explica como este conceito pode influenciar os resultados de uma empresa. Já parou para pensar como algumas empresas conseguem se destacar oferecendo produtos parecidos com outras marcas? Como explicar a preferência do público nesse momento? Alguns podem achar que tem a ver com investimento mais alto, outros com a competência da equipe e, muitas vezes, consideram apenas um golpe de sorte. Na realidade, a resposta para esse questionamento pode ser mais simples do que parece. Para obter sucesso, muitas empresas de sucesso aplicam hoje a metodologia conhecida como Círculo Dourado. A coach, consultora de vendas e empresária, Eliane Santos, explica que este conceito ganhou sucesso e começou a inspirar empresários em 2009, através da metodologia criada pelo escritor e consultor inglês, Simon Sinek, em seu livro publicado no mesmo ano, o Start With Why. “Apesar de ter ganhado notoriedade a cerca de uma década, este método já era aplicado informalmente por grandes líderes há muito tempo. Sinek deu um nome para isso depois de estudar e entender o que e como vários empresários de sucesso conseguiam alcançar seus objetivos e, até mesmo, superá-los”, complementou. O Círculo Dourado Foi dessa forma que surgiu o que se conhece hoje como “Círculo de Ouro” ou “Círculo Dourado”, que nada mais é do que um conjunto de perguntas que o líder precisa responder. “O Círculo Dourado leva esse nome porque ele é pensado como um gráfico em formato de alvo. Basicamente, dentro são colocadas perguntas que precisam ser respondidas pela empresa”, acrescentou. circulo-dourado.jpg Os três questionamentos básicos são: “O quê?”, “Como?” e “Por quê”. Eliane esclarece que pode parecer fácil, mas nem sempre as empresas entendem a importância de conseguirem responder essas perguntas. “Muitas sabem o que fazem, como fazem, mas não sabem o porquê. Em contrapartida, podem saber o motivo, mas não entendem como e por aí vai. Através de estudos, consultoria e demais ações de planejamento, é possível responder tais questionamentos com excelência”, indicou a especialista. Basicamente, a eficácia deste conceito revela-se além do objetivo de vender coisas. “Para conseguir resultados, um líder e sua equipe precisam acreditar, inovar e entender o produto que oferecem. É por isso, que quem consegue identificar verdadeiramente essas questões expostas pelo Círculo Dourado, podem, em muitos casos, extrapolar suas expectativas”, concluiu. Fonte: Eliane Santos, coach, consultora de vendas e empresária (@elianesantosconsultoria). comentários